Documento
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BORGES-DA-SILVA-Paulo-de-Tassio_ARAUJO-Maria-Inez-Oliveira_Dialogos-sobre-Interculturalidade-conhecimento-cientifico-e-conhecimentos-tradicionais-na-educacao-escolar-indigenaBaixar
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Gênero do documento
Textual
Espécie e tipo de documento textual
Publicação seriada (Artigo de periódico - artigo de jornal - reportagem de revista - etc)
Título
Diálogos sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na educação escolar indígena
Local de produção
Data
2015
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2010 > 2015
Tipo de Publicação seriada
Nome da publicação seriada
Práxis Educacional
Nome da caderno, seção, dossiê ou suplemento
Currículo e Diversidade
Seriação
v. 11, n. 18
Página inicial- página final da publicação
153-176
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
Conhecimento Científico | Conhecimento Tradicional | educação > Educação Escolar Indígena | Interculturalidade
Resumo
O trabalho objetiva evidenciar os diálogos e problematizar o debate acerca das possíveis interações sobre interculturalidade, conhecimento científico e conhecimentos tradicionais na Educação Escolar Indígena, tendo como principais categorias de análise: Conhecimento Científico, Conhecimentos Tradicionais e Interculturalidade. O texto é oriundo da dissertação de mestrado em educação, intitulada “As Relações de Interculturalidade entre Conhecimento Científico e Conhecimento Tradicional na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê”, apresentada ao Programa de Pós- raduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. O texto evidencia que as possibilidades dos caminhos de diálogos entre conhecimento científico e conhecimentos tradicionais vêm se construindo na Educação Escolar Indígena a partir da interculturalidade. Neste sentido, os povos indígenas brasileiros vêm construindo em suas escolas, uma prática educativa em que sejam pautados os conhecimentos científicos ocidentais, considerados para estes, como relevantes para se emanciparem da tutela não-indígena; bem como o fortalecimento de suas culturas, inserindo em seus currículos, os saberes tradicionais das etnias que habitam o território brasileiro.