Documento
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BORGES-DA-SILVA-Paulo-de-Tassio_Diferenca-Interculturalidade-e-Autossustentacao-na-educacao-escolar-PataxoBaixar
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Gênero do documento
Textual
Espécie e tipo de documento textual
Publicação seriada (Artigo de periódico - artigo de jornal - reportagem de revista - etc)
Título
Diferença, interculturalidade e autosus- tentação na educação escolar indígena pataxó
Local de produção
Data
2012
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2010 > 2012
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Tipo de Publicação seriada
Nome da publicação seriada
Revista Tempos e Espaços em Educação
Seriação
Vol. 4, Nº. 9
Página inicial- página final da publicação
99-110
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
Autosustentação | educação > Educação Escolar Indígena | Interculturalidade
Referência e/ou procedência do documento
Resumo
A proposta em questão nasce de experiências tecidas no campo da Educação Escolar Indígena, com o Povo Pataxó do Território Indígena Kaí-Pequi, no estado da Bahia. O estudo se apresenta a partir das experiências realizadas com o Povo Pataxó, no período de 2006 a 2011. O mes- mo objetiva refletir acerca das experiências de formação deste grupo étnico nos caminhos de interculturalidade e autossustentação, tecidos na construção da escola in- dígena diferenciada Pataxó. Em síntese, o que se reflete com esta tessitura são esforços de construção da edu- cação escolar indígena que ainda é tratada de maneira marginal e menor no sistema educativo brasileiro; sendo que há, por parte das comunidades, a tentativa de imple- mentação de uma educação escolar indígena diferencia- da em que esteja enviesada em diálogos com seus proje- tos societários de interculturalidade e autosustentação. Neste entendimento, se percebe por parte das comuni- dades os esforços de uma educação escolar indígena di- ferenciada, mesmo diante de tantos engessamentos em que a educação escolar indígena está submetida.