Documento
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Gênero do documento
Textual
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Autoria
Título
Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê: história e resistência até os dias atuais
Local de produção
Data
2020
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2020 > 2020
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Prado > Cumuruxatiba > Terra Indígena Comexatibá (Cahy-Pequi)
Palavras-chave
Dona Zabelê (Luciana Ferreira) | educação > Educação Escolar Indígena | Pataxó | Bahia > Prado > Terra Indígena Comexatibá (Cahy-Pequi)
Referência e/ou procedência do documento
https://www.biblio.fae.ufmg.br/monografias/monografias_index.htm
Resumo
O Território Indígena Comexatibá ainda se encontra em processo de demarcação e vem enfrentando vários conflitos desde a primeira retomada em 1999. Desde então nossas lideranças vieram articulando estratégias de luta e defesa dos nossos direitos. Uma delas foi o direito à educação em 2005, quando se fundou o Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê, tema desta pesquisa. O objetivo deste trabalho foi percorrer os caminhos trilhados para criação do Colégio em diálogo com toda a história da Terra Indígena Comexatibá. Buscamos compreender como o movimento indígena e o corpo escolar tiveram e têm grande importância no processo de reconhecimento e permanência no território indígena. Este trabalho teve como metodologia para seu desenvolvimento a pesquisa autoetnográfica, o estudo de campo nos atuais anexos de escolas e a convivência com os atores que fazem parte da pesquisa. Foi feita uma análise qualitativa a partir da observação participante, entrevistas e análise de documentos. Como síntese do trabalho, foi elaborada uma linha do tempo em que são apresentadas as datas dos acontecimentos, desde a criação do colégio e sua relação com o território até os dias atuais.