Documento
Anexos
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TCC_Jonatan-A-lingua-patxoha-das-palavras-aos-numeros-3
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Gênero do documento
Textual
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Autoria
Título
IẼ ATXÔHÃ PATXÔHÃ : UPÃP HÃWMÃỸTÂY ITSÃ ÃPIÄKXEX (A língua Patxôhã: das palavras aos números)
Local de produção
Data
2018
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2010 > 2018
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Palavras-chave
Língua > Patxôhã | reconstrução | Retomada | Revitalização
Resumo
O tema deste percurso acadêmico é a língua do Povo Pataxó, o Patxôhã, que vem se fortalecendo ao longo dos anos com os esforços do grupo Atxôhã, criado em 1998 para pesquisar as histórias e a língua do Povo Pataxó. Esse trabalho aborda o histórico do Povo Pataxó, desde a sua caminhada antiga, quando meu povo ainda era nômade, e vivia livre pelasflorestas, passando por alguns acontecimentos que ocorreram ao longo dos anos como o massacre do “fogo de 51”, quando houve a dispersão do Povo Pataxó formando outras aldeias em outros lugares da Bahia e até Minas Gerais, até chegar aos dias atuais. O foco principal do percurso é mostrar como a língua foi adormecida em função da violência do contato com os não índios. Esse trabalho descreve como era a língua de antigamente e o processo de revitalização linguística que vem sendo realizado pelo Atxohã. Para isso, foram coletadas informações por meio de entrevista e conversas com mais velhos e professores que atuam com a língua nas escolas Pataxó. No percurso, são apresentadas algumas metodologias de ensino praticadas pelos Pataxó em algumas modalidades de ensino, mostrando que a língua está presente nos cantos, nas falas, nos rituais e nas histórias do Povo. O percurso apresenta também um levantamento de palavras que são faladas entre os Povos Pataxó e Maxakali, trazendo as semelhanças e diferenças nas palavras faladas por esses povos. Por fim, a pesquisa fala sobre a existência dos números na língua Patxôhã, explica as formas de contar no passado e no presente e como são usados no meio educacional Pataxó. Apresenta também uma proposta de atividade, para o Ensino Fundamental, usando os números na língua Patxôhã como estratégia de mostrar que os conhecimentos estão interligados: nesse caso, a Matemática e a Língua Patxôhã.