Memoria Sul Bahia

Coleção Temática Conversas de cozinha: corpos, terras e marés

Descrição da coleção

A coleção objetiva mobilizar as ferramentas da antropologia para a sua criação, realizada em parceria entre pesquisadores e lideranças marisqueiras e agricultoras no Sul Bahia, pertencentes à Rede de Mulheres da Resex Marinha de Canavieiras e às comunidades quilombolas do Pratigi e de Tapuia (Camamu). Esta coleção coletiva fará registros nos formatos de fotos, áudios, transcrições de entrevistas, imagens audiovisuais, cartografias, abordando a produção de comida e comensalidade tanto na vida cotidiana das lideranças comunitárias como nos encontros políticos e festivos realizados por elas. 

Legenda da foto

Preparação da comida para a festa de inauguração da nova sede da Associacao Mãe dos Extrativistas da Resex de Canavieiras (Amex), em Canavieiras – BA

(Ana Carneiro, Junho 2023)



A curadoria compartilhada desta coleção visa mostrar como as atividades femininas promovidas pelas lideranças participantes, ao produzirem comida e comensalidade, criam vínculos pessoais, alianças políticas e conhecimentos que incidem sobre a saúde dos corpos, das pessoas e da vida coletiva, ao mesmo tempo em que constituem espaços de criação e memória da terra e do território.

Legenda da foto

Curadoria

Ana Carneiro Cerqueira

coordenadora

Possui graduação em Comunicação Social-Jornalismo na ECO-UFRJ; mestrado, doutorado e pós-doutorado em Antropologia Social no PPGAS-MN/UFRJ. Atualmente é profa. adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde é credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES-UFSB). Tem experiência em redação e roteiro para ONG’s e empresas privadas. Seus principais temas de interesse são: Escrita etnográfica; Práticas descritivas; Gênero, família e parentesco; Casa, corpo e cozinha; Antropologia da política; Estudos rurais.

Fábio Junior da Luz Barros

pesquisador colaborador

Mestre em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia- UFSB- PPGES. Pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à pesquisa do Estado da Bahia- FAPESB. Pós graduado – Lato sensu em Educação com Ênfase nos ensinos fundamental II e Médio. Graduado no curso de bacharel em Geografia oferecido pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC. Licenciando em Geografia pela Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR – 2018-2020.Faço parte do grupo de estudo gênero e território – vinculado ao NUAP (Núcleo de Antropologia Política) – UFRJ. Organizei o encontro internacional da questão indígena – UFSB, IF – Porto Seguro BA ( 2019). Formado em Técnico agropecuária pela Escola Média de Agropecuária da Região Cacaueira – EMARC – 2010. Atualmente Professor contratado do município de Camamu-BA. Componho o conselho fiscal do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Ambiental- IDEA. Em perspectiva de futuro, pretendo seguir a carreira acadêmica e de pesquisa, estudando no doutorado as questões territoriais das comunidades quilombolas do Baixo Sul da Bahia.

Victor Urzua

Pesquisador colaborador

Doutorando no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – CPDA/UFRRJ (em curso), mestre pelo Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ (2003) e graduado (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2002). Tem experiência na elaboração e execução de projetos socioambientais e em gestão ambiental, nas esferas pública e privada. Atuou na elaboração e execução de planos de manejo de unidades de conservação da natureza de proteção integral e de uso sustentável, na estruturação e fortalecimento de Conselhos Consultivos e na gestão de unidade de conservação de uso sustentável. Possui experiência na elaboração de estudos de impacto ambiental, no contexto do licenciamento ambiental. No campo da Educação, atuou nos ensinos médio, técnico, superior e em projetos específicos de Educação Ambiental. Atualmente (2021) desenvolve atividades de pesquisa relacionadas com a Conservação da Biodiversidade e Segurança Alimentar de Populações Tradicionais Costeiras -pescadores e marisqueiras – na Resex Marinha de Canavieiras, assim como no desenvolvimento socioambiental da Agricultura Familiar.

Ruan Rocha

bolsista

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam cursus urna libero, sed gravida est ultricies eu. Sed aliquet et metus nec hendrerit. Fusce eu laoreet nisi. Aenean ut lorem sit amet massa placerat porttitor tempus dapibus est. Suspendisse ut vulputate est. In tincidunt faucibus quam, ut laoreet dui fermentum non. Sed sed sapien ullamcorper, faucibus nisi mattis, aliquam magna.