No meses de outubro a dezembro do ano de 2019, em Teixeira de Freitas, foram realizados quinze encontros no presídio da cidade, parte de um projeto extensionista de promoção de oficinas de escrita para pessoas em situação de privação da liberdade. Esse projeto, Narrativas dos Invisíveis, reuniu um professor da UFSB, 14 estudantes de graduação (a maioria do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) e 68 internos do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas no total de participantes das duas alas masculinas e da ala feminina.
Rodas de conversa, apresentação de si via acrósticos, criação de personagens, elaboração colaborativa de histórias, relatos de infância, discussão e escrita sobre preconceitos e sobre as dificuldades de reinserção social,… foram algumas das atividades desenvolvidas nas oficinas, que não tiveram continuidade em 2020 em razão da pandemia de covid-19.
Conjunto Penal Teixeira de Freitas – BA. Vista de cima
Conjunto Penal Teixeira de Freitas – BA. Pátio B01
No último encontro realizado em cada uma das três alas, além de uma pequena e modesta festinha de fim de ano, com bolo e refrigerante, foi realizada uma dinâmica como introdução à atividade “Mensagem na Garrafa”, na qual cada um dos internos escreveu um bilhete, de conteúdo livre, voltado à sociedade de fora do presídio, a ser “arremessado” para o mar na internet, na forma de um vídeo gravado pelos participantes da UFSB com essas mensagens. Pessoas em situação de privação da liberdade escreveram para pessoas em situação de liberdade.
Os vídeos apresentados nessa coleção são, assim, mensagens perdidas (e encontradas), sonhos, críticas, frustrações, esperanças, denúncias, aprendizagens, apelos, pedidos de socorro e atenção. As respostas a essas mensagens seguem sendo coletadas, conforme a instrução informada em cada um dos vídeos.
Conjunto Penal Teixeira de Freitas – BA. Ala feminina
pesquisadora colaboradora
coordenador
Pesquisador colaborador