Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Título
Arte e identidade: adornos corporais Pataxó
Data
2012
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2010 > 2012
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
adereços > Adornos corporais | memória | Identidade > Identidade étnica > Pataxó
Resumo
Esta dissertação é fruto de uma pesquisa etnográfica, realizada entre 2010 e 2012, junto ao povo Pataxó do Extremo Sul da Bahia, em diferentes aldeias nos municípios de Prado, Itamaraju, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, com o fim de descrever osadereços Pataxó, sua produção e uso, refletindo sobre sua relação com a identidade e história deste povo. “Adereços” é adenominação que os Pataxó utilizam para definir os diferentes adornos para enfeitar o corpo. Os adereços Pataxó, especialmente ao longo dos últimos anos, apresentam uma significativa dinâmica cultural, aparentemente até uma mudança radical. Entretanto, são pautados em conhecimentos passados pelos mais velhos, revelados através da memória oral e expressos na composição de cada peça. Dada a riqueza e diversidade do conjunto de adereços Pataxó, foi necessário fazer um recorte, colocando o foco nos cocares, nas tangas e colares, dentre alguns outros objetos. Na pesquisa de campo foram entrevistados anciãos e demais membros do povo Pataxó, além de realizada observação participante no decorrer dos jogos indígenas e outros eventos. Foi realizada também pesquisa documental, em teses e dissertações, relatos de viajantes e outros documentos históricos. Torna-se evidente que os adereços Pataxó são a constituição de um processo que está intimamente relacionado com a identidade Pataxó, que se faz presente na maneira como se aprende e se ensina; no modo como são produzidos; e na matéria-prima utilizada, o que demonstra forte ligação com seu território. Desse modo, a identidade Pataxó é revelada na relação entre os indivíduos e os objetos, num processo complexo que entrecruza o passado e o presente, numa dinâmica contínua.