Documento
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Gênero do documento
Audiovisual
Título
Atos de Revolta - Arissana Pataxó - “Hãhãw Pataxó: de que lugar você olha?"
Local de produção
Data
14/10/2022
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2020 > 2022
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Tipo de documento audiovisual
Nome(s) do/a(s) entrevistado/a(s)
Duração
7'43
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
Arissana Pataxó - Arissana Braz Bomfim de Souza | Exposição | Exposição > Hãhãw Pataxó: de que lugar você olha? | arte indígena > Pataxó
Referência e/ou procedência do documento
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM
https://mam.rio/programacao/atos-de-revolta-pataxo/
Resumo
Neste vídeo, a artista Arissana Pataxó apresenta sua instalação “Hãhãw Pataxó: de que lugar você olha?”, produzida especialmente para a mostra “Atos de revolta: outros imaginários sobre independência”, em cartaz no MAM Rio.
A obra constrói uma relação entre pinturas que retratam o território Pataxó e narrativas históricas de europeus que visitaram esse território no século 19. Trechos do diário “Viagem ao Brasil”, escrito pelo alemão Maximiliano de Wied-Neuwied, são impressos em um conjunto de espelhos posicionados em frente às pinturas da artista.
Em sua produção, Arissana Pataxó estabelece diálogos entre a arte tradicional indígena e o que se conhece por “arte ocidental”, reconfigurando possibilidades da arte contemporânea e apresentando cenas das aldeias Pataxó, no sul da Bahia, que mostram pessoas e coletivos indígenas como sujeitos autônomos.
“Atos de Revolta” apresenta o trabalho de 16 artistas brasileiros, de gerações e geografias diversas, reagindo ao bicentenário da Independência do Brasil.