Documento
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Gênero do documento
Imagético
Título
Em apoio à comunidade Patxohã, famílias de diversas comunidades indígenas realizaram hoje (28) um ato público na BR 367, em Coroa Vermelha.
Data
29/05/2024
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2020 > 2024
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia - FINPAT
Nome do website ou da rede social
Canal Instagram FINPAT Oficial
Espécie e tipo de documento imagético
Cor
Colorido
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
Bahia > Santa Cruz Cabrália > Aldeia Patxohã | Movimento indígena > Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia – FINPAT | Laboratório Etnoterritorial do Sul da Bahia > Monitoramento de conflitos em Terras Indígenas | Conflito > Conflito fundiário > Reintegração de posse
Referência e/ou procedência do documento
FINPAT Oficial no Instagram
https://www.instagram.com/p/C7iHmN-xNa4/?igsh=NWZ6aW5zYngxcXFt
Resumo
Em apoio à comunidade Patxohã, famílias de diversas comunidades indígenas realizaram hoje (28) um ato público na BR 367, em Coroa Vermelha.
Convocada pelo Conselho de Caciques e Lideranças de Santa Cruz Cabrália, a manifestação em defesa do território originário e contra a violação dos direitos indígenas iniciou-se nesta manhã e incluiu o fechamento da rodovia e a caminhada dos indígenas até o Fórum da Comarca de Santa Cruz Cabrália.
Com execução datada para o dia 4 de junho, o processo de reintegração de posse se desenvolve de maneira arbitrária, contrariando normas previstas pela Constituição: a Justiça Estadual está legislando o futuro da área indígena, que é de competência Federal.
O povo Pataxó demanda respeito aos dispositivos constitucionais e tratados internacionais que reconhecem os direitos indígenas.