Documento
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Gênero do documento
Textual
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Autoria
Título
Iõ êtxawê ũpú Atxohã Patxôhã uĩ Kijẽtxawê Txihihãi Pataxó Arahuna’á Makiami: Hãtӧ uhãdxê ũpú nioniêmã fap’bwá uĩ atxôhã Patxôhã O ensino de Língua Patxôhã na Escola Indígena Pataxó Barra Velha: Uma proposta de material didático específico
Local de produção
Data
2016
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2010 > 2016
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
educação > Ensino | Material didático | Língua > Patxôhã | Bahia > Porto Seguro > Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal
Referência e/ou procedência do documento
https://www.biblio.fae.ufmg.br/monografias/monografias_index.htm
Resumo
Neste trabalho busco registrar, entender, valorizar e fortalecer o processo de retomada linguística do nosso povo e a luta pelo ensino de nossa língua ancestral-materna – o Patxõhã, na escola. Para isso, fiz pesquisas na aldeia com anciãos, lideranças e professores buscando dar voz às muitas pessoas da comunidade que participaram e participam destes processos. Como a língua é alvo de muitas discussões e controvérsias, fiz pesquisas bibliográficas a fim de dialogar e refletir sobre os conceitos de língua. O de visão estruturalista, que é um conceito rígido, fechado, e o novo conceito de língua, mais amplo, complexo e que entende a língua, não apenas como um elemento fechado ou isolado, mas que considera os fatos sócios históricos e as consequências destes fatos para vários povos indígenas, principalmente os do nordeste. Além destas reflexões e discussões acadêmicas referentes ao conceito de língua, e os significados atribuídos a ela pelos indígenas, reflito sobre a fase em que nós Pataxó estamos - a fase do revivenciamento linguístico. Por fim, proponho a confecção de um material didático específico que possa fortalecer ainda mais o ensino da língua ancestral-materna – o Patxôhã, na(s) escola(s) Pataxó. Espero que as discussões possam contribuir no reconhecimento, valorização, e fortalecimento das línguas minoritárias, e que possamos ampliar nossa visão de mundo, não apenas com relação às línguas, às especificidades de cada povo, mas que possamos viver em um mundo de mais igualdade, paz, respeito e harmonia, mesmo sendo diferentes.