Item
Moytãxóʼwãy apekôyʼtxê ug iõp koxuk txóp kioiã tsaẽhú upâ pataxi txó hãhãwré uraunaʼhá makiame: pinturas corporais e os grafismos dos objetos artesanais das aldeias do Território Barra Velha
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Autoria
Título
Moytãxóʼwãy apekôyʼtxê ug iõp koxuk txóp kioiã tsaẽhú upâ pataxi txó hãhãwré uraunaʼhá makiame: pinturas corporais e os grafismos dos objetos artesanais das aldeias do Território Barra Velha
Local de produção
Data
2018
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2010 > 2018
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
Bahia > Porto Seguro > Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal > Boca da Mata | Grafismo | Pataxó | Pintura corporal | Bahia > Porto Seguro > Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal
Resumo
O objetivo deste trabalho é contribuir para a valorização da diversidade dos grafismos e para a compreensão de sua importância para o fortalecimento cultural do povo Pataxó do território Barra Velha, particularmente da Aldeia Boa da Mata e Barra Velha. Para a realização do trabalho foram feitas duas entrevistas com professores e lideranças, observações e fotografias de um conjunto de grafismos encontrados nessas aldeias. Os dados desse modo coletados foram organizados em um catálogo de fotos em que abordo a simbologia das pinturas corporais de ambos os sexos e os grafismos dos artesanatos. Dessa forma foi possível compreender e comparar a diversidade das pinturas corporais e dos objetos artesanais analisando os significados que eles carregam em cada caso. Na intenção de compreender essas pinturas, foi possível perceber que, apesar das diferenças observadas nos grafismos das pinturas corporais e dos artesanatos, ambos carregam uma afirmação cultural para o povo Pataxó. O catálogo de fotos, assim produzido, constitui- se como importante material didático e de pesquisa para a educação escolar indígena de forma a valorizar a diversidade das pinturas corporais e compreensão do quanto são importantes para o fortalecimento cultural do nosso povo.