Item
Pintura Corporal Pataxó de Barra Velha : Moytãxö Wãy Txô Apekôy Pataxó Upũ Arahuanã’Ã Makiame
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Título
Pintura Corporal Pataxó de Barra Velha : Moytãxö Wãy Txô Apekôy Pataxó Upũ Arahuanã'Ã Makiame
Local de produção
Data
2016
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2010 > 2016
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Universidade Federal de Minas Gerais > Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Faculdade de Educação
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
Pataxó | Pintura corporal | Bahia > Porto Seguro > Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal
Resumo
Este trabalho é o registro em forma de catálogo fotográfico comentado, da pesquisa de percurso acadêmico realizada sobre a pintura corporal do povo Pataxó. Essa pesquisa foi desenvolvida na aldeia de Barra Velha, que fica localizada no extremo sul da Bahia, no município de Porto Seguro. O percurso sobre as pinturas pataxó apresenta informações obtidas em entrevistas com jovens pintores da nossa comunidade, nossos anciãos e também com alguns professores da aldeia Barra Velha. Foi relatada a presença da pintura em momentos de festividades, nos momentos de resistência pataxó e busca pela defesa do seu território. Esse trabalho também mostra o modo de preparo desde a coleta dos materiais dos quais fazemos a tinta, sua feitura, a pintura em si e o processo de transformação e evolução das pinturas na história do povo pataxó. É relevante ressaltar que durante a pesquisa as lideranças entrevistadas falam sobre os significados de cada pintura diversificados em gênero, e faixa etária e também sua importância para a identidade do povo pataxó. Esse trabalho foi escrito e fotografado de modo a preservar a memória passada de geração a geração, já que deixar registradas essas informações é respeitar a luta dos guerreiros que sofreram no massacre de 1951 e todos os grandes guerreiros que morreram e morrem na luta pela demarcação das terras indígenas.