Item
“Premiar conforme o merecimento”: serviço ao reino e requisição de mercês na sociedade colonial de Porto Seguro (1796-1803)
Coleções e subcoleções temáticas
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Autoria
Título
“Premiar conforme o merecimento”: serviço ao reino e requisição de mercês na sociedade colonial de Porto Seguro (1796-1803)
Data
2019
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2010 > 2019
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Tipo de trabalho acadêmico
Número de folhas do trabalho acadêmico
146
Palavras-chave
Ataque francês | colonização > Colonização portuguesa na América | Bahia > Porto Seguro > Comarca de Porto Seguro
Referência e/ou procedência do documento
REZENDE, Marlos Candido Souza. “Premiar conforme o merecimento”: serviço ao reino e requisição de mercês na sociedade colonial de Porto Seguro (1796-1803). Dissertação (Mestrado em História), Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2019.
Resumo
Nesta pesquisa analisamos os desdobramentos de um ataque francês ocorrido na Freguesia de Santa Cruz, termo da Comarca de Porto Seguro, observando como alguns envolvidos no combate aos franceses converteram o episódio numa possibilidade de ganhos honoríficos e materiais, respaldando-se na política de mercês da Coroa de Portugal. Por meio do processo de Justificação de Serviços do capitão da quarta Companhia de Homens Pardos de Porto Seguro, Antônio Mariano Borges, mapearemos os procedimentos burocráticos para se beneficiar da Economia de Mercê e o conjunto de ações mobilizadas por indivíduos estigmatizados por sua ascendência para alcançar uma melhor posição social. O referido ataque ocorreu no dia 12 de agosto de 1796, em meio a um contexto de disputas entre governos monárquicos e a França revolucionária, impulsionando a Coroa portuguesa a lançar mão dos súditos na defesa de seus domínios. Com a pesquisa, demonstraremos que mesmo em meio a crise do Antigo Regime, a monarquia portuguesa não abdicou de sua cultura política, mas reafirmou seus valores, combateu os novos e beneficiou os súditos em troca de sua fidelidade e de seus serviços.