Item
Reflexão sobre Educação Escolar Indígena a partir do olhar da Etnomatemática
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Tupinambá
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Título
Reflexão sobre Educação Escolar Indígena a partir do olhar da Etnomatemática
Local de produção
Data
2014
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2010 > 2014
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Tipo de trabalho acadêmico
Número de folhas do trabalho acadêmico
50
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
Currículo | educação > Educação Escolar Indígena | Etnomatemática | Prática pedagógica
Referência e/ou procedência do documento
Arquivo Particular do autor
Resumo
O
presente trabalho busca descrever, analisar e discutir a matemática
presente em algumas práticas cotidianas da vida do povo Tupinambá sob o
enfoque da etnomatemática, com vistas a levantar elementos empíricos e
teóricos que contribuam para nossa reflexão docente sobre os conteúdos e
objetivos da Educação Matemática desenvolvida pelos povos indigenas. Com
base nesta reflexão, analisamos a Proposta Curricular para Educação
Indígena, do MEC e sugerimos algumas ossibilidades para a construção do
currículo escolar diferenciado, a fim de atender as necessidades dos Tupinambás e, possivelmente, de outros povos indígenas.