Item
A educação indígena e a linguagem teatral: as narrativas orais do povo Pataxó na Aldeia Boca da Mata
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Autoria
Título
A educação indígena e a linguagem teatral: as narrativas orais do povo Pataxó na Aldeia Boca da Mata
Local de produção
Data
2016
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2010 > 2016
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Universidade Federal de Minas Gerais > Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Faculdade de Educação
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
educação > Educação Escolar Indígena | Linguagem Teatral | narrativas | Pataxó | Tradição
Resumo
Este trabalho se propôs a estudar as narrativas próprias do povo Pataxó que circulam na Aldeia Boca da Mata, como uns dos caminhos para resguardar a memória das histórias do povo e potencializar a educação indígena no contexto da comunidade, pois as narrativas fazem parte da construção dos mitos, das histórias que nós carregamos conosco, o respeito aos antepassados, a origem das coisas. Assim pretende-se que elas sejam perpetuadas para as gerações futuras. Sobretudo, que as narrativas tradicionais possam adentrar a escola fazendo parte do processo educativo das crianças e dos jovens e neste trabalho de percurso acadêmico apresento uma proposta pedagógica para contribuir com a escola Indígena de Boca da Mata, que é a aprendizagem por meio do teatro podendo desta maneira nos educar e aprender por meio dos conhecimentos das narrativas que os mais velhos contam e assim, possamos fortalecer a cultura e a educação própria, revertendo-se em aprendizados contextualizados de acordo com a realidade local, mais que isso, a memória se faz presente e é recriada constantemente, mas também, é diariamente que a memória tem significados e nela os conhecimentos ancestrais são recriados, por meio da oralidade que circulam esses saberes. Também almeja incentivar reflexões e contribuições ao desenvolvimento de uma proposta pedagógica que contemplem mais fortemente a aprendizagem pela linguagem da arte, especificamente, pelo olhar do teatro, para ilustrar a importância dessas, desenvolvi uma proposta de peça para encenação com a narrativa da Amesca. Desse modo, o objetivo deste percurso acadêmico foi compreender quais eram as narrativas que mais circulam na comunidade. O estudo apoiou-se nos estudos, Sampaio, 2009, Carvalho (2009). A metodologia empreendida teve a abordagem qualitativa, em entrevistas informais, fotografias, desenhos, experiência vivida e em estudos bibliográficos. Averiguei as narrativas estão vivas na comunidade, especialmente nas histórias contadas pelos ‘mais velhos’ nossa história viva, é dessa maneira que discorremos no nosso dia a dia e vemos o 6mundo. A vida da gente todo dia é uma história e também de outras pessoas que as contam no seu cotidiano. Portanto, as histórias do povo Pataxó estão no cotidiano da comunidade, mas precisam ser mais bem pesquisadas para ter mais movimento, principalmente na escola. Para isso, utilizar da linguagem teatral pode ser uma importante situação de ensino para as práticas educativas e educar os cinco sentidos das crianças e podem nos ajudar a compreender o mundo que vivemos. Essa situação de ensino pode ser considerada uma inovadora prática pedagógica na escola e pode gerar consequências significativas para os alunos e professores, e demais membros da comunidade.