Item
A contação de histórias tradicionais do povo Pataxó na Reserva da Jaqueira: a oralidade através dos tempos
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Autoria
Título
A contação de histórias tradicionais do povo Pataxó na Reserva da Jaqueira: a oralidade através dos tempos
Local de produção
Data
2016
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2010 > 2016
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Universidade Federal de Minas Gerais > Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Faculdade de Educação
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
Contação de histórias | Cultura | Educação Escolar Indígena | Material didático | Pataxó | Bahia > Porto Seguro > Terra Indígena Coroa Vermelha > Reserva da Jaqueira
Resumo
A contação de histórias foi foco deste trabalho. A importância de estudar esse tema foi o entendimento que o mundo indígena da contação de história é constituído por elementos que congregam os tecidos por conhecimentos que ficam dentro da gente. Meu objetivo neste percurso é entender e analisar as contações de histórias que ainda circulam na comunidade, e assim incentivar as crianças e os jovens a se interessarem mais por essas histórias do povo Pataxó, visando fortalecer a cultura e a identidade étnica e produzir material educativo específico para contribuir para a circulação da contação de história.A contação de história pode nos ajudar a compreender parte do nosso mundo, porque elas carregam em si as nossas histórias através do tempo. O que posso aponta como resultado do meu trabalho foi tomar mais contato com as histórias do meu povo, muitas delas estão sendo esquecidas ou adormecidas. É colocar a contação de história em movimento, ainda recuperar a contação de história na escola e na comunidade. Principalmente levando em consideração que os contadores de histórias, em especial, os anciãos que compartilham seus conhecimentos por meio da oralidade através dos tempos, se dispõem a contar as histórias no nosso povo com muito gosto. Além disso, vejo que devemos aproveitar para pesquisar as histórias com os anciãos enquanto eles estiverem vivos, porque quando vão para o Ithorã, eles levam essas histórias com eles, e com isso, nós perdemos muito dessas histórias. Nós perdemos culturalmente porque a contação de história contorna nossa cultura, e também porque como constatei, nossa cultura está sempre sendo reelaborada, por que os tempos mudam e nós os acompanhamos com suas mudanças de mundo. Mas, sempre enraizados em nossa maneira de viver o mundo. A partir dessa compreensão nós poderemos acompanhar o rumo que seguiremos nos tempos. Assim produzir materiais educativos pode nos trazer contribuições efetivas para um ensino e aprendizagem contextualizado, levando em conta o que acontece na nossa realidade da Jaqueira. Desse modo, o material educativo que escolhi para uma ilustração do potencial que podemos desenvolver com as histórias, por meio da contação de histórias, foi intitulado “contando histórias pataxó na comunidade da Jaqueira”. Que se refere à contação de história do„bacurau e mãe da lua‟. A intenção é que esse livro sirva para o processo educativo na escola. Acredito que produzir materiais educativos específicos para a escola indígena reforçam nossa educação própria e também pode contribuir e repercutir nas outras escolas indígenas e demais escolas da sociedade nacional.