Item
A educação escolar indígena no processo de revitalização cultural Pataxó na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Título
A educação escolar indígena no processo de revitalização cultural Pataxó na Escola Estadual Indígena Kijetxawê Zabelê
Local de produção
Data
2009
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2000 > 2009
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Prado > Cumuruxatiba > Terra Indígena Comexatibá (Cahy-Pequi)
Palavras-chave
educação > Educação Escolar Indígena | Gestão | Revitalização Cultural
Resumo
Tendo como vistas analisar a Educação Escolar Indígena no Processo de Revitalização Cultural Pataxó na Escola Estadual Indígena Pataxó Kijetxawê Zabelê, o presente estudo tomou como suporte o enfoque qualitativo com a metodologia da sócio- poética, tendo como grupo pesquisador professores (as), educandos (as), pais, mães, anciãos (ãs), crianças, caciques e demais lideranças das aldeias Pataxó de Cumuruxatiba, Tibá, Pequi, Matwrembá e Kaí. O trabalho analisa até que ponto a Educação Escolar Indígena desenvolvida nas aldeias citadas acima contribuem ou não para o processo de revitalização cultural dos Pataxó de Cumuruxatiba. A Educação Escolar Indígena se configura nas comunidades Pataxó como conhecimento e aprendizagem que se soma à Educação indígena tecida nos cotidianos das aldeias. Para tanto foi construído com o grupo pesquisador diálogos, entrevistas semi-estruturadas, relatos memoriais e oficinas pedagógicas como instrumentos de geração de dados. De acordo com os aprendizados e conhecimentos adquiridos com a pesquisa, percebe-se que a Educação Escolar Indígena Pataxó, mesmo diante das dificuldades e faltas representa uma estratégia de luta no processo de revitalização cultural Pataxó, onde as comunidades criam em sua práxis educativa a ressignificação destas faltas não assumidas pelo Estado com seus aparelhos de gestão.