Documento
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Gênero do documento
Textual
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Autoria
Título
Educação escolar indígena e interculturalidade no contexto de uma pesquisa participante na escola indígena Pataxó Boca da Mata
Local de produção
Data
2022
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2020 > 2022
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Universidade Federal do Sul da Bahia > Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
educação > Educação das relações étnico-raciais | educação > Educação Escolar Indígena | Escola Indígena | Pataxó | Pesca
Referência e/ou procedência do documento
Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade - Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGES/UFSB)
Resumo
Neste trabalho de pesquisa proponho conhecer e refletir sobre a educação escolar indígena e a educação intercultural a partir das experiências relacionadas à Escola Indígena Pataxó em Boca da Mata. Como metodologia de trabalho, busco construir uma pesquisa de viés participativo, inspirado em experiências da pesquisa participante no Brasil e em outros países da América Latina. Sobre o processo de construção da educação escolar indígena em Boca da Mata, foi enfatizado o desejo da comunidade de construir a escola e conduzir os processos educacionais para que as novas gerações pudessem estudar na própria aldeia. Neste omento, podemos acompanhar algumas situações fundamentais como a contratação e o envio de professores à comunidade, a ampliação na oferta do ensino na Educação Básica, a formação de professores indígenas e o ensino da língua e da cultura indígena em contexto escolar. Os temas relacionados a formação da escola indígena na aldeia Boca da Mata parecem diretamente relacionados às lutas territoriais dos Pataxó na região de Barra Velha e Monte Pascoal. Neste momento entra em destaque a presença das famílias no território e a luta pelo direito sobre estes espaços. Estas questões são trazidas a partir de quatro percursos biográficos que nos levam a conceber a importância dos vínculos familiares e ancestrais Pataxó no território, marcados por deslocamentos e fixação dessas famílias em locais tradicionalmente ocupados. Deste modo, somos levados a conceber a dinâmica socioespacial dos Pataxó no extremo sul da Bahia e o papel atribuído à escola indígena para a
organização e sustentabilidade do grupo étnico no território em seu contexto nacional e local. Procuro assim, partir de experiências mais contextualizadas para se aprender sobre a educação escolar indígena e a educação intercultural em nossos dias. Em Boca da Mata, uma parte significativa destes debates, experiências e aprendizados foram constituídos na prática, na luta pela ampliação na oferta da Educação Básica na comunidade e nos momentos de formação de professores e lideranças para o magistério indígena. Nestes espaços os rofessores e lideranças indígenas puderam debater e propor ações relacionadas à oferta da educação escolar na comunidade em diálogo com os interesses locais e os temas orientadores
da educação escolar indígena no âmbito normativo, como a especificidade, a interculturalidade e o bilinguismo. Muitas das iniciativas apresentadas sobre o percurso da educação escolar indígena em Boca da Mata, aconteceram no contexto de relações com outras escolas Pataxó, e em consonância com questões conjuntas a outros povos indígenas que lutam, igualmente, por melhores condições para a educação escolar indígena, especialmente no estado da Bahia. Assim, busco apresentar o sentido da interculturalidade a partir das experiências com a educação escolar indígena na comunidade, para, por fim, discutir o potencial dos professores indígenas para a efetivação da educação intercultural no contexto das escolas não indígenas no país, como previsto na Lei 11.645 de 2008 em que determina o ensino de história e cultura indígena na educação básica brasileira.