Item
Infância, aprendizagem e cultura: as crianças pataxó e as práticas sociais do Guarani
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Autoria
Título
Infância, aprendizagem e cultura: as crianças pataxó e as práticas sociais do Guarani
Local de produção
Data
2011
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2010 > 2011
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Universidade Federal de Minas Gerais > Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Faculdade de Educação
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Minas Gerais > Carmésia > Terra Indigena Fazenda Guarani > Aldeia Imbiruçu
Palavras-chave
Aprendizagem | Cotidiano | Cultura | Habilidade | Infância | Crianças > Crianças indígenas > Pataxó
Resumo
A presente pesquisa foi realizada no Guarani, uma das aldeias pataxó situadas na Terra Indígena Fazenda Guarani, nas proximidades da cidade mineira de Carmésia. O intuito deste estudo foi colocar em relevo alguns aspectos fundantes das aprendizagens das crianças pataxó em suas práticas cotidianas. Para tanto, foi necessário uma aproximação com as produções acadêmicas contemporâneas que têm pesquisado as infâncias indígenas em uma perspectiva analítica e que entendem as crianças como sujeitos sociais e plenos. A fundamentação teórica para tal análise ancorou-se nas produções antropológicas sobre as aprendizagens humanas, mais enfaticamente nas teorias da Aprendizagem Situada de Jean Lave e a abordagem ecológica de Tim Ingold. A convergência de tais referenciais oferece um arcabouço teórico que aponta caminhos para um entendimento da aprendizagem como um processo essecialmente social e o conhecimento como algo que se estabelece e se constituí na prática da vida cotidiana. Esse aporte teórico iluminou aspectos fundantes no engajamento das crianças pataxó em seis práticas presentes em nesta aldeia: a caça, o trabalho agrícola, a produção e venda do artesanto, as tarefas domésticas, o futebol e as brincadeiras. Nota-se que o envolvimento das crianças pataxó em seu cotidiano é facilitado pela sua proximidade com os adultos e pelo acesso aos diferentes espaços da aldeia. O que se pode concluir disto é que as crianças pataxó estão envolvidas diariamente em um interessante e complexo ambiente que lhes proporcionam inúmeras aprendizagens que independem de um ensino deliberado para acontecer.