Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Autoria
Título
Nos rizomas da alegria: vamos todos hãmiya
Local de produção
Data
2003
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2000 > 2003
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Universidade do Estado da Bahia | Université du Québec au Chicoutimi
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Prado > Cumuruxatiba > Terra Indígena Comexatibá (Cahy-Pequi)
Resumo
O presente trabalho reflete os resultados de uma experimentação iniciática ao aprendizado da poética sociocultural do brincar com crianças e adultos, membros da etnia Pataxó, no período de 2000 a 2003 em Cumuruxatiba no município do Prado, no Extremo Sul da Bahia. O estudo foi concebido no quadro do Mestrado de Educação em Pesquisa, em regime de 'co-laboração' entre a UQAC - Universidade do Québec em Chicoutimi, Canadá e a UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Com o objetivo de somar esforços junto aos educadores, às educadoras, trabalhadores (as) culturais e pesquisadores (as) que dedicam suas vidas à educação das gerações mais jovens, movidos pelo desejo de fazer "virar o jogo" da indiferença político-pedagógica frente às relações de alteridade entre as diversidades socioculturais, ao direito de brincar, aos sonhos e às aspirações dos educandos. A pergunta que nos orientou no percurso desta Pesquisa foi: Como brincam e o que motiva os Pataxó a brincarem? Nesta formulação problemática nos encontramos com a nossa própria implicação no objeto de estudo que tivemos que teorizar. Uma preocupação relevante diante do perfil pluricultural da sociedade brasileira e da lacuna que se formou neste campo com o advento da nova concepção de Educação e do direito à Educação Diferenciada descritos na Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9424 de 20 de dezembro de 1996). Neste trabalho estudamos a pragmática de um processo compartilhado de criação-recriação do brincar compreendido como Hãmiya (compreendido ao mesmo tempo como ritual e jogo na cultura Pataxó) eIV as condições da passagem do universo sociocultural da tradição oral Pataxó para o universo da cultura de tradição escrita, no campo acadêmico-científico, por seus próprios atores, adultos e crianças. Com o aporte de alguns conceitos-chave da Rizomática ou Filosofia do Devir de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1997b) e da Sociopoética, prática de pesquisa teorizada por Jacques Gauthier (1999), que no contexto da aliança tecida neste estudo, nos parece relevante no sentido de nos fazer (re) pensar nossas Pesquisas pluri -inter e transculturais.