Item
Lições de abril: construção de autoria entre os Pataxó de Coroa Vermelha
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Autoria
Título
Lições de abril: construção de autoria entre os Pataxó de Coroa Vermelha
Local de produção
Data
2002
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2000 > 2002
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
antropologia | Autonomia | educação > Educação bilíngüe | formação de professores | História do Brasil
Resumo
Esta tese, fruto de pesquisa de cunho etnográfico e colaborativo, na área da Lingüística Aplicada, em sua interface com a Antropologia, focaliza as "construções de autoria" entre os Pataxó de Coroa Vermelha, no periodo recoberto pelas comemorações dos 500 anos do Brasil. Compreende-se por "construções de autoria" práticas sociais realizadas por sujeitos individuais ou coletivos no sentido de deslocar posições de subalternidade. Ao deslocar a autoria das concepções tradicionais, ressalta-se o seu caráter político, identificando-se categorias como o tempo, o silêncio, o enfrentamento explícito e o acatamento negociado, úteis para a compreensão das questões colocadas nesse contexto. A análise, intitulada Lições de Abril, está dividida em quatro partes. Nas primeira e segunda partes, destacam-se seis pontos que abordam as relações entre indígenas e não-indígenas no processo de implantação do projeto governamental no periodo das comemorações. Na terceira parte, encontram-se a descrição da escola indígena e a análise de atividade de letramento em que o professor indígena reflete sobre os acontecimentos de abril. Por fim, descreve-se a trajetória do pesquisador no sentido de definir o seu objeto de estudo e campo teórico.