Documento
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Gênero do documento
Textual
Espécie e tipo de documento textual
Trabalho acadêmico
Título
Educação e patrimônio cultural pataxó: a casa de Memória da Reserva da Jaqueira - Extremo sul da Bahia
Local de produção
Data
2022
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2020 > 2022
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Universidade Federal do Sul da Bahia > Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais
Tipo de trabalho acadêmico
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Localidade(s) referida(s) no documento
Palavras-chave
afirmação cultural | Memória Pataxó > Casa de memória | educação > Educação Escolar Indígena | Memória indígena | Museus > Museus Indígena > Museu Indígena Pataxó de Coroa Vermelha
Resumo
Nos vinte e um anos de existência da Reserva Pataxó da Jaqueira, a comunidade pataxó vem afirmando sua cultura e desenvolvendo estratégias autônomas de trabalho, inclusive na esfera educacional, a fim de multiplicar e fortalecer o conhecimento do povo Pataxó. Uma dessas estratégias foi a criação do Museu Indígena Comunitário, inaugurado em 26 abril de 2019. O museu da Reserva da Jaqueira vem dialogando com a arte indígena pataxó ancestral e contemporânea em um contexto da educação, ou seja, em conjunto com a escola indígena. Trabalhar a memória do povo é voltar na história e se apropriar da sua produção e dos seus
usos, tendo como desdobramentos o protagonismo na construção de museus, espaços de memória e centros de documentação em nossos territórios, além de contribuir efetivamente no fortalecimento dos saberes, cosmologias e da identidade étnica. Esta dissertação discutirá as questões relativas ao legado educacional do museu indígena da comunidade pataxó da Reserva da Jaqueira, um espaço que assume um papel relevante na luta do povo Pataxó e sua resistência, além de constituir um potente lugar de afirmação cultural e reivindicação de uma educação escolar indígena diferenciada.