Item
Partilhar protagonismo: comunidade indígena com sala multisseriada e formação docente
Coleções e subcoleções temáticas
História indígena e do indigenismo no Sul e Extremo Sul da Bahia > Territórios da retomada Pataxó
Espécie e tipo de documento textual
Publicação seriada (Artigo de periódico - artigo de jornal - reportagem de revista - etc)
Título
Partilhar protagonismo: comunidade indígena com sala multisseriada e formação docente
Local de produção
Data
2020
Período ou ano do documento
Século 21 > Década 2020 > 2020
Instituição produtora e/ou órgão responsável
Tipo de Publicação seriada
Nome da publicação seriada
Revista Aleph
Seriação
34
Página inicial- página final da publicação
144-161
Povo(s), etnia(s) e/ou grupo(s) social(is) referido(s) no documento
Palavras-chave
Referência e/ou procedência do documento
Resumo
Este artigo faz um debate sobre a interação entre a comunidade Pataxó e o Instituto Federal da Bahia (IFBA) para a implementação de uma ação de extensão. O objetivo dessa ação foi promover a formação de professores desta etnia para trabalhar em escolas multisseriadas. Isso foi implementado no ano de 2019 e envolveu uma parceria com três proponentes do município de Porto Seguro: a comunidade Pataxó, a Coordenação indígena da Secretaria Municipal de Educação e o campus do IFBA. A partir do protagonismo da comunidade indígena se discute qual seria o papel da instituição federal de ensino nos programas que envolvem comunidades tradicionais. Trata-se de relato de experiência do coordenador do projeto, em conjunto com uma revisão bibliográfica sobre o tema.